FCC Filtro Noticias
Filtro de procura

FCC duplica o seu resultado líquido para 384,9 milhões de euros

29/10/2021

FCC duplica o seu resultado líquido para 384,9 milhões de euros

  • Faturação atingiu 4.864,1 milhões, 9,4% a mais que em 2020
  • O Ebitda do Grupo FCC melhora 7% no terceiro trimestre do ano
FCC duplica o seu resultado líquido para 384,9 milhões de euros

O resultado líquido alcançado nos primeiros nove meses do ano foi de 384,9 milhões de euros, o que representa um aumento de 120,6% face ao obtido no ano anterior.

Nos primeiros nove meses do ano, o volume de negócios do Grupo FCC atingiu 4.864,1 milhões de euros, valor 9,4% superior ao mesmo período de 2020. Este comportamento é atribuído ao bom desempenho nas diferentes atividades e serviços que o Grupo oferece.

A evolução positiva dos resultados reflete-se também no notável avanço do resultado bruto (Ebitda), que melhorou 7% no final do terceiro trimestre e representou 814,7 milhões de euros, impulsionado principalmente pelos negócios de Ambiente e Construção, com um aumento de 20,7% e 73,8%, respetivamente.

De referir a redução da dívida financeira do Grupo que, no final do trimestre, ascendia a 2.417 milhões de euros, o que representa uma redução de 13,6%, face ao período homólogo de 2020.

No final de setembro de 2021, o património atingiu 3.361,3 milhões de euros, 15,6% superior ao valor do mesmo período de 2020, graças ao aumento substancial alcançado pelo lucro líquido.

Por seu lado, a carteira situou-se em 29.789,1 milhões de euros no final do terceiro trimestre de 2021, com um aumento de 1,3% face ao final do mesmo período de 2020, entre os quais se destacam as contratações na área de Ambiente, com um aumento de 11,1%.

Marcos relevantes

FCC Inmobiliaria reforça a sua dimensão e posição competitiva
Em 8 de outubro, a imobiliária do Grupo, FCC Inmobiliaria, chegou a um acordo com a Control Empresarial de Capitales (CEC) para a aquisição de 13,11% do capital social da Realia pelo valor de 83,9 milhões de euros, o que lhe confere uma posição de controle e sua consolidação no Grupo FCC. Além disso, é incorporado 100% do capital da Jezzine, detida 100% pela Soinmob (subsidiária da CEC). Em resultado desta operação, mantém-se o controlo da FCC Inmobiliaria, com 80,03% do capital da subsidiária, sendo os restantes 19,97% na Soinmob.
Com estas duas operações, os ativos da FCC Inmobiliaria crescem substancialmente, ao tratar-se de ativos incorporados. Esta operação permite a criação de uma sede imobiliária sólida e de grande dimensão, que permite diversificar o seu risco e oportunidades geográficas, através da expansão da sua atividade para novas áreas de atuação em que atualmente não está presente.

Ampliação da presença da FCC Environment na Europa Central e nos Estados Unidos da América
A FCC Environment Austria foi adjudicatária do contrato municipal de transporte e tratamento de resíduos da Western Tyrol Waste Treatment Association, que terá início em janeiro de 2022, com prazo de 5 anos prorrogáveis por mais 5 anos e uma carteira de 33 milhões de euros.

Nos EUA, a Câmara Municipal de Wellington (Flórida) adjudicou à FCC Environmental Services o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos por 10 anos (com uma possível extensão de mais cinco), o que representa uma carteira de mais de 110 milhões de euros. Dando continuidade a esta tendência, em junho foi adjudicado o contrato de recolha de resíduos sólidos residenciais e comerciais no Condado de Hillsborough, também na Flórida, por oito anos (com possível prorrogação de quatro anos) com uma carteira de 230 milhões de euros. Assim, a carteira total neste mercado em crescimento ultrapassa os 1.000 milhões de euros, com mais de 8 milhões de pessoas atendidas o que, após 5 anos de crescimento orgânico, a torna uma das 20 maiores operadoras do país.

Aqualia melhora a sua notação de crédito para Investment Grade
Em junho, a Aqualia recebeu o reconhecimento pela estabilidade e solidez demonstrada pelo seu negócio de gestão do ciclo da água, com a elevação da sua classificação de crédito para grau de investimento pela agência Fitch Ratings. Isso representa a alta qualidade operacional e o sólido perfil financeiro das principais áreas do Grupo FCC.

FCC Environment reforça a sua atividade de recolha e tratamento de resíduos em Espanha
No passado mês de agosto, a FCC Environment obteve a adjudicação de vários contratos de limpeza urbana da cidade de Madrid, num montante total superior a 400 milhões de euros (ainda pendente de incorporação em carteira) e uma duração de 6 anos, prorrogável a outros dois.

A Câmara Municipal de Valladolid escolheu o ACE liderado pela FCC Environment para a empreitada de conceção, desenvolvimento e exploração do Centro de Tratamento e Eliminação de Resíduos Domésticos na capital regional, que serve mais de meio milhão de habitantes. O valor ascende a mais de 110 milhões de euros ao longo de 11 anos e deverá entrar em operação no final do próximo ano. Da mesma forma e na atividade de valorização, destaca-se ainda, através da FCC Ámbito, o novo contrato de recolha seletiva e armazenamento temporário de resíduos de contentores de vidro para ECOVIDRIO em várias Comunidades Autónomas. O contrato representa uma carteira de 13,5 milhões de euros, com duração de oito anos a partir de fevereiro de 2022. Nesta área da reciclagem estamos presentes há mais de 25 anos, reafirmando o compromisso de construir sociedades mais sustentáveis e reforçar os valores ambientais.

FCC Construcción ganha o prêmio PPP europeu “Deal of the Year” pelo projeto A465 no País de Gales e reforça seu portfólio no Chile
A ampliação da autoestrada A465 no Reino Unido recebeu o prémio Projeto Europeu do Ano. A organização do PFI valorizou a magnitude e importância do projeto a ser desenvolvido, por contribuir para a melhoria da mobilidade e conectividade no País de Gales, bem como pela reativação da economia local.

O projeto adjudicado no Chile consiste na construção da ponte industrial na cidade de Concepción, que tem um orçamento superior a 125 milhões de euros e um prazo de execução de 32 meses.

A FCC Construction é “licitante preferencial” no projeto Rv.555 Sotra Connection (Noruega)

O projeto tem um valor de 1.700 milhões de euros, que inclui a conceção, construção, financiamento, operação e manutenção, durante 25 anos, de uma rede de estradas, túneis, pontes e viadutos no condado de Vestland, no oeste da Noruega. O fecho está previsto para 2022.

O Sotra Link percorrerá nove quilômetros de uma estrada de quatro vias, de Storavatnet (Bergen) a Kolltveut (Øygarden). Além disso, inclui uma ponte suspensa entre a ilha de Sotra e Bergen, que terá 900 metros de comprimento, 30 metros de largura, um vão principal de 600 metros e pilares de 144 metros de altura. O projeto também inclui a construção de 12,5 quilômetros de túneis, três pontes menores e 14 quilômetros de ciclovias e vias pedonais. Novos estacionamentos serão construídos nos terminais de transporte Straume e Storavatnet.
 

Idiomas disponíveis:

en_US es_ES pt_PT