FCC Filtro Noticias
Filtro de procura

FCC realiza sua Assembleia Geral de Acionistas de 2020

03/06/2020

FCC realiza sua Assembleia Geral de Acionistas de 2020

  • O plano de iniciativas, promovido pela nova estrutura acionista da FCC, tendo o Grupo Carso como referência, permitiu ao Grupo FCC obter uma sólida posição operacional, estrutural e financeira nos últimos cinco anos.
FCC realiza sua Assembleia Geral de Acionistas de 2020

Na sua Assembleia Geral de Acionistas, a FCC examinou os resultados obtidos durante 2019 e aprovou todos os itens da ordem do dia, que incluíam as contas anuais, os relatórios de gestão do exercício de 2019 e a distribuição do dividendo flexível.

Nesta ocasião, e devido às atuais circunstâncias marcadas pela pandemia COVID-19, a Assembleia Geral de Acionistas realizou-se por via eletrónica, cumprindo as medidas impostas desde a declaração do estado de alarme e seguindo as recomendações da Comissão Nacional de Mercado de Ações e aqueles indicados pela Organização Mundial da Saúde e pelas autoridades de saúde relevantes.

O Conselho foi presidido por Esther Alcocer Koplowitz, presidente da FCC, e por Pablo Colio Abril, CEO da empresa, e ambos quiseram destacar expressamente o trabalho desenvolvido nestes momentos de crise pelos profissionais da FCC que estiveram no leme dos serviços essenciais e que têm colaborado de forma exemplar para poderem cumprir o compromisso que a empresa tem de garantir aos cidadãos os serviços de recolha e tratamento de resíduos e limpeza das ruas; o serviço do ciclo integral da água e a gestão e manutenção das infraestruturas de transporte, fundamentais para o bom funcionamento das cidades e o bem-estar das pessoas.

Em seu discurso aos acionistas, Esther Alcocer Koplowitz, presidente da FCC, destacou que “a FCC continuará a ser um projeto estável e duradouro, com um espírito comum e uma visão de longo prazo, uma empresa em que vale a pena apostar”.

Além disso, referindo-se aos 120 anos que a empresa comemora neste ano, o presidente acrescentou “um passado que sustenta o nosso presente”.

A seguir, o CEO do Grupo FCC, Pablo Colio, e antes de dar conta dos resultados do exercício de 2019, destacou as ações realizadas nos últimos cinco anos, um conjunto de ações fundamentais em torno de três eixos principais: operacional, estrutural e financeiras, que desde então conduziram o Grupo FCC ao caminho da rentabilidade. Este plano de iniciativas, impulsionado pela nova estrutura acionista da FCC, que desde então teve como referência o Grupo Carso, permitiu à empresa obter uma posição sólida em todas as vertentes nos últimos cinco anos.

Na área operacional, foi possível recuperar a posição do FCC como Grupo especializado na gestão dos serviços ambientais, na gestão do ciclo integral da água e no desenvolvimento e gestão de infraestruturas; além de melhorar os sistemas de gestão de riscos, aumentando o compromisso ético em todos os projetos e promovendo sinergias entre as áreas de negócio e o valor da marca corporativa do Grupo, com o objetivo de aumentar a rentabilidade das operações operacionais e a satisfação do Cliente.

No domínio da estrutura, nestes cinco anos foi possível reforçar a rentabilidade e o caixa operacional graças à implementação de uma disciplina austera de contenção de custos e à redução drástica de estrutura e custos corporativos para ser mais ágil e competitivo.

Por último, na esfera financeira, a liderança do Grupo Carso foi essencial para um processo combinado de reforço da estrutura de capital a realizar, com dois aumentos, executados em dezembro de 2014 e março de 2016, no montante de 1.709 milhões de euros, que serviu de base para uma profunda reestruturação e consequente redução da dívida da empresa.

Colio concluiu a sua apresentação com a seguinte reflexão: “O conjunto de ações realizadas permitiu fortalecer e renovar completamente o Grupo FCC”; e sublinhou que “o fruto destes cinco anos de trabalho e esforço foram muitos e significativos contratos que a empresa obteve em todas as suas áreas de atividade”.

Em seguida, o CEO apresentou a composição dos resultados financeiros aos acionistas. No exercício de 2019, a empresa obteve um resultado líquido de 339,9 milhões de euros, mais 21,5% do que no ano anterior. Por seu lado, o resultado líquido atribuível foi de 266,7 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 6% face ao ano anterior. Tal foi conseguido apesar do aumento do resultado correspondente aos acionistas minoritários para 73,2 milhões de euros, face aos 28,2 milhões em 2018.

Da mesma forma, o valor líquido do volume de negócios do Grupo FCC em 2019 aumentou 4,8%, face ao ano anterior, cifrando-se em 6.276,2 milhões de euros. Este acréscimo tem se refletido em todas as áreas de negócio, destacando-se o maior dinamismo na Água com 6,4% e no Cimento com 10,8%. Na área de Construção, a faturação cresceu 3,9%, e a área de Ambiente registrou crescimento de 3,3%.

A margem bruta de exploração (EBITDA) do Grupo FCC ascendeu a 1.025,8 milhões de euros no final de 2019, com um acréscimo de 19,1%. Este aumento é suportado pelo aumento dos proveitos gerados em todas as áreas de negócio do Grupo FCC e pelo aumento da eficiência operacional obtido.

A carteira de proveitos do Grupo atingiu 31.038,4 milhões de euros em 31 de dezembro, um aumento de 7,1%. Em volume de contribuição, o aumento da Construção em Espanha destacou-se com um crescimento de 86,9%, devido à obtenção de contratos em aberto; bem como o aumento do portfólio da área de Meio Ambiente conquistado com as novas premiações obtidas no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

Depois de discriminar os números da empresa, Colio fez referência aos novos projetos e contratos obtidos ao longo de 2019 pelas diferentes áreas de negócio do Grupo FCC.

O presidente e CEO aproveitou esta importante nomeação para agradecer ao Conselho de Administração, à equipa de gestão e a todos os colaboradores da FCC pelo esforço realizado ao longo do exercício de 2019, uma dedicação que tem contribuído para a apresentação de bons resultados, para o crescimento e desenvolvimento do Grupo FCC.

Após intervenção do presidente e do diretor-presidente, os acionistas aprovaram por maioria as contas anuais do exercício de 2019, os resultados económico-financeiros e todos os itens da ordem do dia.
 

Discurso do presidente

Discurso do CEO

Apresentação da Assembleia Geral de Acionistas

Idiomas disponíveis:

en_US es_ES pt_PT