Economia circular

A economia circular ergue-se na FCC Construcción, e em todas as empresas associadas, como uma estratégia fundamental para minimizar os impactes da sua atividade na envolvente.

A FCC Construcción estrutura a sua estratégia de economia circular em torno das seis áreas de ação definidas pela Fundação Ellen MacArthur, principal referência mundial nesta matéria.

A FCC Construcción, através da filial FCC Industrial, obteve o certificado do sistema de rastreabilidade de gestão de resíduos “Resíduo Zero”, concedido pela AENOR, tornando-se na primeira construtora a receber este certificado. Este certificado determina a existência de um sistema interno de rastreabilidade de gestão de resíduos que garante a sua valorização e evita a deposição final dos resíduos em vazadouro. O projeto onde se aplicou esta iniciativa, alcançou a valorização de 99% dos resíduos produzidos em obra.

A sua filial em Portugal, a Ramalho Rosa Cobetar (RRC) alcançou em 2020 o reconhecimento das boas práticas “Economia circular no setor da construção” no Eixo Responsabilidade Social e categoria de Ambiente – Redução de Impactes, pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial. Este reconhecimento foi obtido pela valorização de 99% dos resíduos produzidos pela empresa, em todas as suas obras.