Portos que melhoram o transporte

Fatores como a globalização da economia que levaram a um aumento dos fluxos de mercadorias, à maior procura de qualidade dos serviços, para conseguir menores prazos de entrega e custos mais reduzidos, e as exigências de intermodalidade para ampliar as alternativas de transporte, condicionaram a conceção dos portos e obrigaram a que estes se adequassem para dar resposta às novas procuras do mercado. Também as mudanças climáticas e os efeitos invernais mais intensos levaram a um incremento das obras de recondicionamento e proteção das zonas costeiras.

A área de construção do Grupo FCC tem no seu portfólio numerosas obras marítimas e fluviais, em todo o mudo, de grande complexidade técnica, contando com equipamento especializado e técnicos capazes de inovar e apoiar estas obras em todo o mundo. Conta com mais de 44 quilómetros de diques, 32 quilómetros de molhes e 873 caixões instalados em ampliações portuárias. 

A RRC tem conquistado este setor com a realização de obras de destacada relevância no mercado nacional.

Nas atividades desenvolvidas nesta área, incluem-se o projeto, a construção integral da infraestrutura, contratos EPC (Engineering Procurement Construction), as concessões de marinas desportivas e portos comerciais (contentores, graneis, terminais multiuso) e as instalações marítimas industriais para petróleo, e seus derivados, e gás.  

Algumas referências

                                                                                              
                                Doca dos Olivais, Lisboa                                                Dragagem e proteção da ria Formosa                                             Marina da Póvoa de Varzim                                                                       Emissário Matosinhos

 

Terminal de contentores de Xabregas, Lisboa
Terminal de contentores de Sta. Apolónia, Lisboa
Cais do Poço do Bispo
Intercetor de Águas Residuais de Manta Rota / Altura 
Emissário marítimo industrial da refinaria do Porto de Leça
Requalificação dos Ilhotes de Faro e Olhão e Ilha Deserta
Requalificação da Ilha da Culatra - Núcleo do Farol Nascente (POLIS Ria Formosa)