Máquinas e Sistemas Especiais

A área de Máquinas é responsável pela aquisição, manutenção e exploração das máquinas e meios auxiliares da empresa, assim como da assessoria e apoio em tudo o que se relaciona com máquinas e instalações, seja no âmbito dos estudos, no desenvolvimento de procedimentos ou na execução da obra. Dispõe de técnicos, engenheiros e equipas para desenvolvimento de trabalhos especiais, que se integram nas equipas de obra.

Máquinas

Máquinas

Dispõe tanto de equipamentos especiais de relevante estratégias (tuneladoras, cimbres auto lançáveis, diques flutuantes, blondin, máquinas de via) como de equipamentos mais comuns (centrais de betão e betuminoso, de britagem, espalhadoras, gruas torre, etc.). Esta direção realiza o estudo e projeto de instalações da obra, desenvolve procedimentos específicos, e apoia na montagem e certificação dos equipamentos. O Parque central de Máquinas e o Armazém central de meios auxiliares, com o apoio dos parques regionais e os das filiais, ocupam-se da manutenção e operação das máquinas e equipamentos, assim como da cedência de engenheiros mecânicos e especialistas para integração nas equipas de obra. 

Sistemas Especiais

Sistemas Especiais

Execução de métodos construtivos especiais, tais como lançamento de pontes utilizando cabos de pré-esforço ou por lift push, movimentação e manipulação de cargas elevadas (heavy lifting), cravação de quadros em via suspensa, cofragens deslizantes.  

Instalação de pré-esforço e tirantes em estruturas com o sistema suíço BBR.