Filtro de procura
Voltar

Dragagens em Tavira

01/06/2015

Dragagens em Tavira

A Ramalho Rosa Cobetar deu inicio à execução de dragagens de sedimentos nos canais de Cabanas, Santa Luzia e Quatro Águas, adjudicadas pela Polis Ria Formosa.

Dragagens em Tavira

Inserida em pleno Parque Natural da Ria Formosa, a obra consiste na execução de dragagens de sedimentos nos canais de Cabanas, Santa Luzia e Quatro Águas, bem como no Delta Vazante da barra de Tavira, para posterior depósito, como reforço dunar, na praia de Tavira. Os dois grandes objetivos desta empreitada são o reforço dunar e alimentação da praia de Tavira, a nascente da barra e também a restituição da navegabilidade dos canais envolventes.

As dragagens serão efetuadas por meio de uma draga de sucção, com 34m de comprimento e 8,5m de largura, com capacidade para transportar 245m3; junto à praia será instalada uma tubagem fixa através da qual serão repulsados os sedimentos dragados. O rendimento da dragagem, atividade crucial nesta empreitada, está previsto em cerca de 2.000m3 diários.

Na praia, através de meios mecânicos, serão niveladas as areias numa extensão de 500m e largura de 60m. Posteriormente à nivelação das areias com a geometria pretendida, serão colocados regeneradores dunares em ripas de eucalipto.