Filtro de procura
Voltar

Adjudicada à RRC em consórcio, pela EP- Estradas de Portugal, a empreitada EN369 - Variante à ponte de Vila Formosa

30/03/2009

Adjudicada à RRC em consórcio, pela EP- Estradas de Portugal, a empreitada EN369 - Variante à ponte de Vila Formosa

A empreitada consta de uma variante à Ponte Romana já existente, cujos trabalhos de execução da variante à EN369 na zona da ponte de Vila Formosa, se desenvolvem numa extensão total de 3,0 km. A nova ponte sobre a Ribeira de Seda será construída a 100 metros da ponte actual, uma ponte romana que é monumento nacional, numa zona onde o leito da ribeira é mais estreito. A nova ponte terá 220 m de comprimento, distribuído em 6 vãos, e um tabuleiro de 15,04 m de largura.

O perfil pavimentado da variante em secção corrente terá 12,00 m de largura, com faixa de rodagem de 7,00 m (2 x 3,50m), e com 2,50 m de bermas. No exterior das bermas pavimentadas existirá ainda uma largura suplementar de 0,75 m para a colocação da guarda de segurança ou a ligação à valeta correspondente.
A construção da variante com a nova ponte vai permitir eliminar as restrições existentes ao tráfego pesado. Actualmente o tráfego com peso superior a 20 t que pretende circular entre Ponte de Sôr e Alter do Chão tem que utilizar um desvio alternativo através de Avis, conforme se pode apreciar nas fotografias seguintes. Também actualmente a circulação sobre a ponte é alternada, devido à largura reduzida do tabuleiro. Esta situação também ficará resolvida com a nova ponte.