Filtro de procura
Voltar

EPAL adjudica remodelação do Museu da Agua

19/03/2014

EPAL adjudica remodelação do Museu da Agua

A EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A., adjudicou à RRC a empreitada de remodelação do Museu da Água, localizado no Recinto dos Barbadinhos, em Lisboa pelo valor aproximado de 740 mil euros.

EPAL adjudica remodelação do Museu da Agua

O referido Museu, propriedade da EPAL, alberga a antiga estação elevatória a vapor dos Barbadinhos, desativada em 1928, sendo esta classificada como Conjunto de Interesse Público. Encontra-se ainda abrangida pela zona especial de proteção (ZEP) conjunta da Igreja de Nossa Senhora da Porciúncula do Convento dos Barbadinhos e do Palácio Palha, igualmente designado por Pancas ou Van-Zeller.

O edifício da antiga estação elevatória dos Barbadinhos representa o local onde será executada a maioria das ações de intervenção, salvaguardando e respeitando o conjunto patrimonial que ali se encontra.

Os trabalhos a executar neste edifício consistirão no seguinte:

  • Exterior - Execução de novas acessibilidades ao edifício por forma a serem suprimidas as barreiras arquitetónicas atualmente existentes, remoção de tubagens e instalações obsoletas das fachadas e reparação pontual e pintura destas. Serão ainda executadas as infraestruturas das redes de abastecimento de água, incêndio e de drenagem de águas residuais domésticas.
  • Interior - Reestruturação e reformulação do espaço, por forma a criar um espaço museológico mais atual e permitir a instalação do arquivo histórico da EPAL. Esta reformulação implica a remoção e execução de novas divisórias, revestimentos de tetos, paredes e pavimentos. Serão ainda executadas reparações e reforços estruturais em lajes e instalada uma plataforma elevatória que permita o acesso a pessoas com mobilidade reduzida ao piso superior.
  • Instalações e equipamentos eletromecânicos - Serão removidas todas as instalações existentes e instaladas novas. Os equipamentos serão na sua generalidade fornecidos pela EPAL ou reutilizados os existentes.

Serão ainda executadas intervenções nos edifícios dos Serviços Educativos e de Apoio aos Serviços Educativos e espaços exteriores envolventes que consistirão no seguinte:

  • Exterior - Substituição da rampa de acesso existente entre o piso 2 do edifício da estação elevatória por uma escada e instalação de uma plataforma elevatória de escadas. Será executada a pavimentação da zona envolvente e demolido um anexo.
  • Interior - Será executada a reparação e reforçada estruturalmente a laje do piso da sala dos serviços educativos, sendo igualmente reformulado o seu espaço. Esta reformulação implica a remoção de divisórias e a execução de novos revestimentos de tetos, paredes e pavimentos.